Urgente: Ministro Ricardo Salles é alvo de operação da Polícia Federal

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, é alvo da Policia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira (19). Agentes da PF cumprem mandados de busca e apreensão em endereços do ministro e no Ministério do Meio Ambiente.

Segundo a PF, a Operação Akuanduba apura crimes de corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e facilitação de contrabando que teriam sido praticados por agentes públicos e empresários do setor madeireiro. Cerca de 160 policiais cumprem os mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, Pará e São Paulo. As medidas foram determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Desde o início do atual governo, os indicadores de desmatamento têm batido sucessivos recordes no Brasil e motivado um repúdio internacional sem precedentes sobre a política ambiental brasileira, com efeitos econômicos, sobretudo no agronegócio.

Salles já estava na mira do Congresso, do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Supremo Tribunal Federal (STF). Acusado de tentar atrapalhar uma megaoperação da Polícia Federal no Amazonas contra o desmatamento, em dezembro. Salles também é alvo de duas ações no Supremo que serão relatadas pela ministra Cármen Lúcia – uma apresentada pelo PDT e outra pelo ex-superintendente da corporação no estado, Alexandre Saraiva.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *