Uma decisão tomada em conjunto pelos prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e de São Paulo, Ricardo Nunes, na noite desta sexta-feira (21), selou a decisão de adiar os desfiles de Carnaval das escolas de samba das duas capitais, que ocorreriam em fevereiro, para o feriado de Tiradentes, celebrado em 21 de abril.
A decisão foi provocada pelo avanço da variante Ômicron no país, o que resultou na alta de casos de covid-19 em todo o Brasil. Em nota emitida pelas duas prefeituras, foi ressaltado que, no momento, a necessidade é de “preservar vidas e somar forças para impulsionar a vacinação em todo o território nacional”.
“Orientados pelos secretários de saúde, otimistas que estão com a evolução dessa cepa nova da pandemia, acompanhando o resto do mundo de diminuição, entendemos que é prudente adiarmos para o feriado de Tiradentes, em abril. Estamos confirmando a realização do Carnaval em abril”, disse Eduardo Paes ao g1.
O prefeito do Rio de Janeiro ainda afirmou que o feriado de Carnaval, em fevereiro, em princípio, está mantido, apesar da transferência dos desfiles. Paes ainda destacou que a decisão de realizar o Carnaval de rua, que havia sido cancelado, em outra data, ainda vai ser analisada, já que ele tem características diferentes dos desfiles do sambódromo.