Ao contrário do que muitos blogs e sites de notícias publicaram, o cenário no Maranhão deverá ter poucas mudanças com uma possível candidatura do ex-presidente Lula (PT) em 2022.
Muitos citam o nome do governador Flávio Dino (PCdoB) como o escolhido para a vaga de vice de Lula, mas como o próprio Flávio já afirmou, só encara uma disputa nacional, caso haja uma união da esquerda em uma frente ampla dos partidos progressistas. Outro detalhe é que o possível nome para a vice poderá vir de um colégio maior que o Maranhão, possivelmente do eixo Rio-São Paulo.
Mesmo com Lula na disputa, o PT não terá até 2022 o nome forte para o Governo do Maranhão, sobrando ao partido a indicação da vaga de vice-governador ou do suplente na chapa de Flávio Dino ao Senado Federal.
Com Flávio na disputa pelo Senado, a ex-governadora Roseana Sarney, o presidente da Assembleia Legislativa Othelino Neto e o atual senador Roberto Rocha não assumiriam o desafio de disputar a mesma vaga.
Mesmo com a elegibilidade de Lula, no Maranhão, a única diferença seria o fortalecimento do nome de Flávio Dino em 2022 e um aumento no papel de coadjuvante do PT.