Um homem com tatuagens neonazistas foi expulso do estádio Bento de Freitas, no Rio Grande do Sul, durante partida estadual do Pelotas contra o Novo Hamburgo. O jogo foi realizado no domingo (13), mas imagens do ocorrido começaram a circularam nas redes socais só nesta segunda-feira (14).
Nos registros é possível ver que o torcedor tem duas tatuagens: uma Cruz de Ferro (símbolo usado por oficiais nazistas) e as palavras Mein Kampf, título em alemão do livro “Minha Luta”, de Adolf Hitler. Em nota, o Brasil de Pelotas repudiou o ocorrido e disse que esse tipo de atitude sempre será repelida pelo tipo e pela torcida.
O homem foi expulso da arquibancada pela torcida do Brasil após tirar a blusa e os outros torcedores perceberam as tatuagens.
Os seguranças do estádio precisaram intervir e retirar o homem, que não teve a identidade revelada. O momento da expulsão não foi gravado em vídeo, mas um fotógrafo do Pelotas registrou um pouco da confusão após os torcedores notarem os símbolos.
No Brasil, a Lei 7.716/1989 prevê prisão de 1 a 3 anos e multa para quem “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada para fins de divulgação do nazismo”.