Conheça o projeto que vem mudando a cara do Centro Histórico de São Luís

Com uma extensa área de 250 hectares tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual, o Centro Histórico de São Luís apresenta alguns recantos que ainda não chamam muito atenção, apesar de esconderem uma beleza diversa, com a mistura de imóveis em vários estilos histórico-arquitetônicos dos séculos XIX e XX e com vocação para se consolidarem como áreas de moradia. Desde o início deste ano, fachadas de casas localizadas nesses espaços começam a ganhar novo visual por meio do Projeto Cores da Cidade, realizado pelo do Governo do Estado em conjunto com os moradores.

A primeira iniciativa está acontecendo em 31 imóveis de ruas localizadas entre a Praça Santo Antônio e a área da RFFSA (na Avenida Beira-Mar). As fachadas estão recebendo melhoramento do reboco, das esquadrias, molduras e cunhais. A pintura está sendo adequada a partir das cores já existentes nas casas ou o proprietário escolhe, com base em uma palheta de opções, definida de acordo com as normas estabelecidas pelo Patrimônio Histórico Estadual.

O trabalho já foi realizado nas ruas Oscar Galvão, Rancho e Padre Antônio. Está sendo feita uma pausa no período chuvoso para a continuidade nas ruas da Saavedra e Jansen Muller.

Com êxito da proposta, nessa primeira etapa, a Superintendência do Patrimônio Cultural do Estado está planejando as próximas fases em espaços que serão selecionados dentro da área estadual tombada, que é formada por 3.400 imóveis.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *