O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) afirmou durante um debate nesta segunda-feira (5) que o ex-presidente Lula (PT) deve ter generosidade e se espelhar no exemplo da argentina Cristina Kirchner, que em 2019 concorreu como vice-presidente na chapa vencedora liderada por Alberto Fernández, e não no do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, e do ex-presidente boliviano Evo Morales.
“A gente devia pedir generosidade a quem já teve oportunidade, como o Lula, que é um grande líder da história brasileira, mas a gente devia pedir a ele que se compenetrasse e que não imitasse o exemplo desastrado do Maduro na Venezuela ou o exemplo desastrado do Evo Morales na Bolívia. E que olhasse o que a Cristina Kirchner fez na Argentina, em que, tendo uma força grande, deu um passo pra trás e ajudou a Argentina a se reconciliar”, afirmou.
No país vizinho, o vice-presidente tem mais poderes do que no Brasil. Além de substituir o titular em caso de ausência, doença ou morte, ele preside o Senado e tem poder de voto no caso de decisões legislativas que estejam empatadas.
A fala do pedetista foi feita durante um webinar organizado pela Central dos Sindicatos Brasileiros sobre a proposta de reforma administrativa em discussão no Congresso Nacional. Durante o evento, ele também sugeriu que casos de corrupção que marcaram as gestões do PT podem tirar sua força eleitoral numa disputa pela Presidência. (Folha de São Paulo).